Sobre Violeta Wanick (Leta)

História de Violeta
   Ao pensar em falar de Violeta, sempre me veio na mente um jardim lindo todo florido, talvez por ter o nome de uma flor - com certeza não é por isso, e sim pela pessoa que ela foi.
   Sua mãe Abbadia, sempre nos lembrava que ela era muito alegre, vivia sorrindo, onde estava, irradiava alegria e felicidade - essa é a lembrança viva de Violeta que todos dividiam.
   Violeta era a terceira filha de Aloysio e Abbadia Wanick nascida em 08.04.1928.
   Casou-se com Helio Moreira Barbosa, ambos jovem, seguiram para juntos formarem uma família - dessa união nasceu Solange sua primeira filha. Um tempo depois veio a sua segunda gestação. Tudo parecia estar normal, apesar de lembrar da vovó Abbadia, e da tia Luzia ( Peca) contando que ela engordara tanto, que mal podia andar.
  Infelizmente da grande alegria, que se esperava, veio a primeira grande dor da família Wanick, seu parto foi muito difícil e a criança, uma menina, foi tirada a ferro, nasceu com 7 quilos, não sobrevivendo, falecendo após um suspiro.
  Mas a vida seguiu, Violeta restabeleceu-se e seguiu com seu marido e filha.
Hélio, sempre foi um homem trabalhador, esforçado e sonhador. Que lutava para vencer na vida e dar conforto para sua família.
    E de repente sem ninguém poder imaginar, veio à fatalidade!!!
     – “Violeta falecera inesperadamente”, em 20- 06- 1960, com 32 anos.


  - Lembrei do fato da perda do neném por que, um tempo antes de minha mãe falecer relembrávamos muito dos acontecimentos. E em uma tarde de domingo ela, lembrou-se desse fato e concluímos, que o próprio tempo se encarregou de mostrar o que pode ter acontecido.Hoje se sabe que uma criança que nasce acima de 5 quilos geralmente é filha de mãe diabética, na família, Gercia irmã de Violeta era diabética, dando grandes possibilidades dela também ter sido, os pais e todas as irmãs, eram hipertensas, gerando grande risco de infarto, sem falar em alguma conseqüência que pode ter ocorrido,  pelo  difícil parto - bem são só, suposições, mas que esclarecem mais o acontecido.
    - Após 6 anos de sua viúves, Hélio casou-se com Ana Ribeiro, e como diz o ditado - “Atrás de um grande homem existe uma grande mulher”, Ana o incentivou a estudar, trabalharam muito e realizaram seus sonhos, constituíram uma linda família. - Dessa união nasceram Andréia, Adriana, Alexandra e Anacristina.
     Hélio, apesar de ter passado por tanta dor, superou, acreditou e realizou seu sonho, é um vencedor, um exemplo!
    Solange casou-se com Nelson Irmão de Ana, em 3 de junho de 1972, dessa união nasceram, Valéria, Flavia e Daniela.
    A amizade de Iracema (Sena) e Luzia ( Peca), com Hélio e família, continuou, mesmo porque ele tem a lembrança viva da família, como ele mesmo diz – Solange é a cópia de sua vó Abbadia. , e também porque Iracema era sua comadre, madrinha de Solange. Foi com muita alegria que há 2 anos atrás os recebeu em sua casa.
    Concluindo sobre Violeta, penso que sua vida foi curta.  Porém creio que a vontade do Criador é deixar uns Anjos descerem na terra, e logo voltarem, para lá do Céu continuarem a cuidar de todos.   Realmente seu tempo foi curto, porém, de uma intensidade tão grande que nunca foi esquecida, e se partiu tão cedo, foi para preparar com sua alegria, um lindo jardim para a chegada dos seus amados familiares, que hoje esperamos estarem juntos na graça de Deus Pai.
 - Sem poder falar mais, por ser pequena na época, deixo que o próprio Hélio, conte a vocês sobre os fatos que sucederam, em carta abaixo, enviada a mim, com autorização do mesmo.

Obs: - Na carta Helio menciona que Gercia, foi a única exceção de não costurar - por viverem longe Helio, não ficou sabendo que Gercia não só costurava, como ajudou  muito a criar seus filhos com as suas costuras.
 - A pessoa Fiica que Hélio menciona, é Nair irmã de Iracema e Violeta
 - A pessoa que é tratada como Izilda, é Maria Auxiliadora, filha única de Iracema, ( na família quase todos tinham outro nome, como apelidos).
Maria Auxiliadora
Proibido copiar ou reproduzir fotos e textos, sem autorização, de acordo com a lei nº9.610de19.02.1998.







Violeta e Família
Violeta, Iracema e Gercia

Violeta Fantasiada
Violeta e Hélio Fantasiados
Violeta e Hélio
Casamento de Violeta e Helio
 Casamento de Violeta e Hélio
Violeta e Hélio
Solange filha de violeta e Hélio
Solange filha de violeta e Hélio
Violeta e Solange
Violeta com sua Irmã Gercia, a 1º a direita, a do meio desconhecida.
Violeta,Iracema Solange, outra desconhecida.
Solange e Iracema






     





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores